Publicado por: ginjasaquebratwurst | outubro 20, 2010

Nabana no Sato

Olá pessoal!

Conhecida como um Oásis de begônias e dálias gigantes, Nabana no Sato está Localizada em Mie-Ken, uma das 47 províncias do Japão, situada na ilha central de Honshu.

A limpeza, organização, respeito à natureza são 3 aspectos observados pelos meus filhos que logo perguntaram: por quê os japoneses valorizam tanto a natureza? Daí me lembrei que, para os budistas, Deus está presente em todas as Suas criações. Talvez por isso festejem todas as mudanças que as estações do ano proporcionam. Em fevereiro são as flores de cerejeira, nos demais meses são plantas diversas que usam para fazer onitsukê, tempurá e saladas após terem colhido em gramados da cidade, acostamentos nas estradas e outros lugares improváveis para nós. O conhecimento quanto aos tipos de plantas é tão generalizado que vc vê famílias inteiras catando folhas pelas ruas e em qualquer lugar. Na adolescência, achava que eram pessoas procurando um cão perdido ou recolhendo o lixo dos outros em um gesto de cidadania (algo muito típico naquele país), até ver meus pais fazerem o mesmo e ainda me levarem junto depois de encostarem o carro em uma estrada deserta, no meio de um matagal onde a única coisa que uma brasileira como eu poderia esperar era um assaltante aparecer a qualquer segundo. Tremi nas bases quando vi a movimentação no mato alto até uma mãozinha pegar uma folhagem que eu estava prestes a pisar. Eram duas crianças, talvez com 7 anos ou menos, colhendo “warabi”, broto de samambaia, para a mãe que se encontrava a 2 km de distância. Eu não consigo deixar um filho mais de 1 metro longe de mim! Esqueço que estamos no Japão…

Mas, voltando ao assunto, em Nabana no Sato, podemos pegar um elevador panorâmico aberto, sem janelas de vidro onde conferimos toda a extensão deste parque de flores. A visão é surpreendente. Flores de diversas cores formando um tapete incrívelmente colorido e divinal, cortado por caminhos lisos, uma ponte larga e um riacho limpíssimo repleto de pequenos peixes.

Durante a caminhada, outra surpresa é o onsem para os pés. Podemos refrescar o chulezinho em um córrego sob um banco de madeira onde caberiam até 7 pessoas. Esta água é morna e corrente, portanto, higiênica! Observar e ouvir a água caindo entre as rochas que compõem um pequeno e lindo jardim de pedras é realmente relaxante. Esta paradinha prepara nosso espírito para apreciar ainda mais a caminhada pelo parque.

Logo a frente, há uma enorme estufa onde vc pode conferir mais e mais flores, algumas exóticas como o “bigode de gato”, postado abaixo. Há ainda um fotógrafo das antigas, tirando uma fotinho com plaquinha e tudo, que pode virar um calendário, se vc quiser pagar por isso. Acho um mico ficar tirando fotos fazendo o sinal do “v” com as mãos. Não tenho paciência. Mas adoooooooro vê-las todas! Principalmente dos outros e as que o meu marido tira.

Se estiver cansado, vc pode tomar fôlego em uma das pracinhas com bancos e mesinhas  brancas super charmosas, tomando sorvetes com sabor de flores. Eu amei o meu sorvete de rosa.

Foi bom demais alimentar as enormes carpas na saída depois de comprar a comidinha delas nas famosas “jihanki´s”, abreviação de “jidôhambaiki” (máquinas para comprar com moedas). A ração dos peixes vinha dentro de um biscoito que vc deve quebrar ao meio e lançar tudo na água. Não preciso nem dizer que a criançada se divertiu demais com isso, né?

À noite, dizem que o parque fica ainda mais lindo, pois há algumas estruturas em arco cheias de luzes que se acendem ao escurecer…pena que não pudemos ficar para ver.

Mas é bom deixar alguma coisa para a próxima vez, né?

Sake

Ps.:  Oi Bratwurst! Ferromodelismo é uma paixão de família. E para mim, a viagem já valeu a pena só de pegar um trem. Saudades!

Deixe um comentário

Categorias

